segunda-feira, 13 de junho de 2011

Atividade 3.6
Minha aula no portal.
No primeiro momento tive muitas dúvidas de como entrar no Portal do Professor para postar uma aula, pois não tinha nem o hábito de usar as aulas do Portal para trabalhar com meus alunos, não por querer, mas porque não havia internet e também só havia ouvido falar do Portal.
Depois que fiz o cadastro no Portal e comecei a navegar por ele percebi quantas coisas boas temos para nos ajudar, pena que não sabemos usar todas.
Quando fiz a aula, não tive muita dificuldade em fazer e nem postar, mas o que achei difícil foi o tempo que eles demoram em avaliar a aula, pois até hoje eles não me responderam, não sei se a minha aula foi aceita ou não.
Atividade 3.5


Dados da Aula Postada no Portal do Professor

A aula foi desenvolvida nas séries finais do ensino fundamental na Escola Municipal Bela Vista com os alunos de reforço.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Interpretar e resolver problemas práticos do dia a dia do aluno.
* Resolver problemas que envolvam as quatro operações.
* Levar os alunos a criarem situações problemas do seu dia a dia e resolvê-los.
Duração das atividades
2 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nesse assunto os alunos não necessariamente tem que conhecer o tema proposto, pois é junto com o professor que eles vão criar situações problemas e discutir em grupo.
Estratégias e recursos da aula
No primeiro momento, visitei o site www.feol.com.br e outros, depois expliquei para a turma como iria trabalhar os problemas nas aulas de reforços da 4ª e 5ª séries, como todos moram em um Projeto de Assentamento, discutimos o que eram produzidos pela família e como eram vendidos, depois aplique pequenos problemas voltados para a realidade deles, fizemos a leitura juntos e pedi para eles resolverem, depois eles teriam que criarem problemas da realidade de cada um e passar para os colegas resolverem, para evitar constrangimentos pedi para que não colocasse o nome e nem tentasse saber quem era, isso no primeiro momento, depois eles mesmos perceberam que a realidade deles são bem parecidas com as dos colegas, então cada um pegou a sua e discutimos no grupo.

Recursos Complementares
Entre os textos lidos e sites pesquisados achei importante o : A Importância da Matemática no dia-a-dia do aluno. no endereço http://ed.ti.jr.zip.net/, que trata de como a matemática vem sendo ensinada nas salas de aulas e segundo Krulinc (1980 ) “A resolução de problemas é a própria razão do ensino de matemática”. Então não tem como continuar com a mesma metodologia, com os mesmos problemas. Por isso a importância de trabalhar problemas do dia a dia, pois segundo Bigode (1999, p. 77) temos que motivar os nossos alunos com situações do cotidiano.

Avaliação
Com essa aula percebi que os alunos tiveram uma compreensão melhor dos problemas, pois eles ficaram mais entusiasmados ao resolver os exercícios, pois eram da realidade deles, não que com essa aula eles superaram todas as dificuldades, mas entenderam o processo, que é o mais importante.
produto e objeto do portal do professor

Visitei os vídeos sobre a cultura afra brasileira e vi coisas muito importantes, mas que por falta de tempo quase não tenho acessado, porém como trabalho a História Cultura Afro Brasileira na minha escola e preciso deste tipo de material para trabalhar com meus alunos.
Dentro dos recursos propostos pelo Linux Educacional: Domínio Público, Vídeos da TV escola e Rived já haviam trabalhado com os alunos um tempo atrás, e o que mais chamava a atenção eram a Fazendinha e os jogos matemáticos. E esses dois recursos além de prenderem a atenção dos alunos ajudavam o raciocínio dos alunos, pois levam os mesmos a pensarem.
Agora visitei a fazendinha com meus alunos e eles jogaram por um tempo, o que percebi é que eles têm uma facilidade maior que eu em jogar os jogos propostos, talvez não seja a facilidade, mas habilidades em jogar no computador.
Atividade 3.2

Mídias Digitais
Uma coisa interessante na navegação a deriva que fiz, foi ver que tem curso para mídia digital, uma coisa super interessante, pois, eu particularmente tenho muita dúvida e dificuldade em usar as mídias.
Hoje, o mundo das mídias digitais móveis continua crescendo em um ritmo muito acelerado, em poucos minutos de navegação vi que o que era última geração em 2010 agora em 2011 já ficou para trás, e isso faz com que ficamos perdidos, muita das vezes nossos alunos falam coisas que para nós parece bicho de sete cabeças ou aparece com cada celular que nem imaginávamos que existiam.
As mídias digitais hoje, seria quase que impossível viver sem elas, nós já nos tornamos dependentes delas, um exemplo, o telefone móvel, hoje a maioria das pessoas tem dois ou mais em casa. A televisão, o rádio e tantos outros, pois mídias digitais segundo o site WWW.marketing.com.br é tudo aquilo que é controlada por algum elemento tecnológico. Já pensou, se tirasse todos os elementos tecnológicos no século em que estamos vivendo?
Atividade 3.1
Tecnologia
Com está apresentação do Lucas, percebi que muitas das vezes nós professores arrumamos muletas para não trabalharmos com certa coisa em nossas aulas. Com tecnologia principalmente, começamos a dizer que a escola que eu trabalho não tem nada de tecnologia, que o pouco que tem fica restrito a poucos e etc. etc., mas na verdade sabemos que é só um pretexto para não sair da nossa rotina, da bula que muitos de nós usamos do magistério.
O que vimos, é que podemos usar coisas simples, trazendo para a tecnologia, pode ser o rádio, TV, reto projetor, câmera fotográfica, e até mesmo o papel, porque não? O que importa é como trabalhar, me lembro muito bem do curso de 40 horas do Tema: Tecnologia ou metodologia? A professora na verdade precisava era de didática e não de tecnologia. Hoje temos a tecnologia, mas falta a coragem de mudar a nossa didática, estamos parecidos com a professora citada anteriormente.
Sobre a proposta de trabalharmos com o Blog, delegando a cada membro do grupo uma função, talvez seja possível, mas falta iniciativa, falta alguém dar o primeiro passo. Pois isso é o que esperamos. Não podemos esquecer que muitos de nossos alunos estão esperando que nós mudamos, pois eles estão perdido com as nossas aulas, com o nosso blá, blá.