Atividade 3.5
Dados da Aula Postada no Portal do Professor
A aula foi desenvolvida nas séries finais do ensino fundamental na Escola Municipal Bela Vista com os alunos de reforço.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Interpretar e resolver problemas práticos do dia a dia do aluno.
* Resolver problemas que envolvam as quatro operações.
* Levar os alunos a criarem situações problemas do seu dia a dia e resolvê-los.
Duração das atividades
2 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nesse assunto os alunos não necessariamente tem que conhecer o tema proposto, pois é junto com o professor que eles vão criar situações problemas e discutir em grupo.
Estratégias e recursos da aula
No primeiro momento, visitei o site www.feol.com.br e outros, depois expliquei para a turma como iria trabalhar os problemas nas aulas de reforços da 4ª e 5ª séries, como todos moram em um Projeto de Assentamento, discutimos o que eram produzidos pela família e como eram vendidos, depois aplique pequenos problemas voltados para a realidade deles, fizemos a leitura juntos e pedi para eles resolverem, depois eles teriam que criarem problemas da realidade de cada um e passar para os colegas resolverem, para evitar constrangimentos pedi para que não colocasse o nome e nem tentasse saber quem era, isso no primeiro momento, depois eles mesmos perceberam que a realidade deles são bem parecidas com as dos colegas, então cada um pegou a sua e discutimos no grupo.
Recursos Complementares
Entre os textos lidos e sites pesquisados achei importante o : A Importância da Matemática no dia-a-dia do aluno. no endereço http://ed.ti.jr.zip.net/, que trata de como a matemática vem sendo ensinada nas salas de aulas e segundo Krulinc (1980 ) “A resolução de problemas é a própria razão do ensino de matemática”. Então não tem como continuar com a mesma metodologia, com os mesmos problemas. Por isso a importância de trabalhar problemas do dia a dia, pois segundo Bigode (1999, p. 77) temos que motivar os nossos alunos com situações do cotidiano.
Avaliação
Com essa aula percebi que os alunos tiveram uma compreensão melhor dos problemas, pois eles ficaram mais entusiasmados ao resolver os exercícios, pois eram da realidade deles, não que com essa aula eles superaram todas as dificuldades, mas entenderam o processo, que é o mais importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário